Arquivos

Biblioteca Euclides da Cunha
"ou progredimos ou desaparecemos"
Euclides da Cunha
CATÁLOGO DA BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA
BANCO DE INFORMAÇÕES
INFRA-ESTRUTURA

13 de janeiro de 1937 - criação da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde, hoje, Biblioteca Euclides da Cunha.

20 de janeiro de 1866 - nascimento de Euclides da Cunha, escritor brasileiro e patrono da BEC.
LOCALIZAÇÃO
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16/ 4º andar - Centro
CEP: 20 030-120 - Rio de Janeiro RJ
Tel.: (xx21) 2220 4140 Fax.: (xx21) 2220 0718
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De 2ª a 6ª feira
Das 9:30 às 17:30
HISTÓRICO
A história da criação da BEC está intimamente ligada à gestão do ministro Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública, assumida em julho de 1934.

Homem de espírito humanista e visão administrativa, trabalhou para construir o "Ministério do Homem", aquele destinado a "preparar, compor e aperfeiçoar o homem do Brasil". Nos 1ºs dois anos, Capanema dedicou-se a reforma dos meios burocrático-administrativos, incluindo nesta, a construção de um edifício sede que abrigasse seus órgãos de direção, inclusive uma biblioteca e um arquivo.

O prédio que resulta desta iniciativa foi inaugurado em 3 de outubro de 1945 e, nesta data, Emy Pamplona recebe o presidente Getúlio Vargas no salão da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde já instalada na nova sede desde 1944.
MISSÃO

Atender à sociedade em geral, oferecendo serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros de expressão cultural e intelectual humana, sem distinção de faixa etária e nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa em sua diversidade e pluralidade e, desenvolvendo atividades de caráter informativo,cultural e educacional.
Continua...

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário