Arquivos

Biblioteca Euclides da Cunha
"ou progredimos ou desaparecemos"
Euclides da Cunha
CATÁLOGO DA BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA
BANCO DE INFORMAÇÕES
INFRA-ESTRUTURA

13 de janeiro de 1937 - criação da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde, hoje, Biblioteca Euclides da Cunha.

20 de janeiro de 1866 - nascimento de Euclides da Cunha, escritor brasileiro e patrono da BEC.
LOCALIZAÇÃO
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16/ 4º andar - Centro
CEP: 20 030-120 - Rio de Janeiro RJ
Tel.: (xx21) 2220 4140 Fax.: (xx21) 2220 0718
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De 2ª a 6ª feira
Das 9:30 às 17:30
HISTÓRICO
A história da criação da BEC está intimamente ligada à gestão do ministro Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública, assumida em julho de 1934.

Homem de espírito humanista e visão administrativa, trabalhou para construir o "Ministério do Homem", aquele destinado a "preparar, compor e aperfeiçoar o homem do Brasil". Nos 1ºs dois anos, Capanema dedicou-se a reforma dos meios burocrático-administrativos, incluindo nesta, a construção de um edifício sede que abrigasse seus órgãos de direção, inclusive uma biblioteca e um arquivo.

O prédio que resulta desta iniciativa foi inaugurado em 3 de outubro de 1945 e, nesta data, Emy Pamplona recebe o presidente Getúlio Vargas no salão da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde já instalada na nova sede desde 1944.
MISSÃO

Atender à sociedade em geral, oferecendo serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros de expressão cultural e intelectual humana, sem distinção de faixa etária e nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa em sua diversidade e pluralidade e, desenvolvendo atividades de caráter informativo,cultural e educacional.
Continua...

Bem-vindo ao site da Rede Bibliodata

Uma Rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata, realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.


NÃO PERCA! NOVAS TURMAS!

CURSO MARC 21 BIBLIOGRÁFICO

Inglês Online
Dicas, lições e guia de sites para quem aprende ou ensina inglês
Busca:

* Sobre
* Contato

* Início
* Exercícios
* Dicas de Inglês
* Professores
* RSS feed
* Mapa do site

Início > Guia de Sites > Dicionário / Tradutor > Visual Thesaurus: um dicionário de inglês visual e interativo
Visual Thesaurus: um dicionário de inglês visual e interativo

O Visual Thesaurus é um super dicionário inglês-inglês que engloba mais de 145 mil palavras da língua inglesa com mais de 115 mil significados, mas a sua maior força está na apresentação do conteúdo e na interatividade que ela proporciona.

A melhor maneira de ver tudo que esse dicionário oferece é ir lá e usar: acesse a página, insira uma palavra lá em cima, clique em LOOK IT UP e veja o que aparece. [dicionário de inglês visual]

Aqui eu procurei a palavra toy. Cada “bolinha” ao redor de toy representa um significado diferente - as verdes são verbos e as vermelhas são substantivos (dependendo do caso, aparecem também advérbios - em lilás - e adjetivos, em laranja). Para ler o significado e um exemplo de uso, é só passar o mouse sobre cada bolinha.

As linhas cheias que saem de cada significado levam a sinônimos, e as tracejadas levam a sugestões ou palavras relacionadas. Clicando diretamente em qualquer palavra ou expressão, a mesma passa a ser o centro do diagrama e você poderá ver ainda mais significados e exemplos.

Com o botão direito do mouse, clique em qualquer palavra para ter acesso a um menuzinho que oferece a pronúncia em áudio, adição a lista, busca por imagens e mais. O painel de resultados da busca apresenta também muitas outras opções para quem estiver interessado em organizar as buscas e expandir o vocabulário.

O Visual Thesaurus oferece alguns usos gratuitos como avaliação, e custa 2,95 dólares mensais para uso irrestrito (veja a página de assinaturas). Para saber mais sobre como funciona o dicionário, veja o manual online.