Arquivos

RELAÇÃO DE NORMAS BRASILEIRAS DE DOCUMENTAÇÃO - (Março 2005)
DE ABREVIAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
DE APRESENTAÇÃO DE OUTROS ASSUNTOS
DE NUMERAÇÃO/ORDENAÇÃO

DE ABREVIAÇÃO:

NBR 6032:1989 (NB 60) - Abreviação de Títulos de Periódicos e Publicações Seriadas – Procedimento - 14 p.
Fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

DE APRESENTAÇÃO:

NBR 6022:2003 (NB 61) – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação - 5 p.
Esta Norma estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.

NBR 10520:2002 (NB 896) – Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação - 7 p.
Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

NBR: 6029:2002 (NB 217) – Informação e documentação - Livros e folhetos - Apresentação - 9 p.
Estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto. Destina-se a editores, autores e usuários.
Esta Norma cancela e substitui a NBR 10524:1988

NBR 6021:2003 (NB 62) - Informação e documentação – Publicação periódica científica impressa - Apresentação - 9 p.
Esta Norma especifica os requisitos para apresentação dos elementos que constituem a estrutura de organização física de uma publicação periódica científica impressa. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar a sua utilização pelo usuário e pelos diversos segmentos relacionados com o tratamento e a difusão da informação.
Esta Norma cancela e substitui a NBR 6026:1994

NBR 10719:1989 (NB 887) - Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos - 9 p.
Fixa as condições exigíveis para a elaboração e a apresentação de relatórios técnico-científicos. Trata exclusivamente de aspectos técnicos de apresentação, não incluindo questões de direitos autorais.

Topo

DE NUMERAÇÃO/ORDENAÇÃO:

NBR 9577:1986 (NB 419) - Emprego de Numeração de Semanas - 3 p.
Prescreve o método de numeração das semanas de um ano do calendário Gregoriano, estabelece o dia no qual a semana tem início e define a primeira semana do ano.

NBR 5892:1989 (NB 113) - Norma para Datar - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para indicação da data de um documento ou acontecimento.

NBR 10521:1988 (NB 726) - Numeração Internacional para Livro - ISBN - Reimpressa em 1988 - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para atribuição de um número a cada livro e tem por finalidade identificar, em termos internacionais, um título ou determinada edição de um título, particularizando inclusive a editora. Assim, a Numeração Internacional para Livro (ISBN – International Standard Book Number) referencia um livro e edição específicos, justificando-se, portanto, sua impressão no livro.

NBR 10525:1988 (NB 782) - Numeração Internacional para Publicações Seriadas - ISSN Reimpressa em 1988 - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para definir e promover o uso de um código (ISSN) para identificação única de cada publicação seriada.

NBR 6024:2003 (NB 69) – Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação - 3 p.
Esta Norma estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.

NBR 6033:1989 (NB 106) - Ordem Alfabética - 5 p.
Fixa os critérios de aplicação da ordem alfabética em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos de natureza semelhante.

Topo

DE PUBLICAÇÃO:

NBR 10526:1988 (NB 919) - Editoração de Traduções - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para identificação e apresentação de traduções em publicações impressas.

NBR 10518:1992 (NB 612) - Preparação de Guias de Bibliotecas, Centros de Informação e Documentação - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para a organização e informação básica de guias de bibliotecas, centros de informação e documentação.

NBR 6034:2004 (NB 124) - Informação e documentação - Índice - Apresentação - 3 p.
Fixa as condições exigíveis de apresentação e os critérios básicos para a compilação de índice de publicações.

NBR 6023:2002 (NB 66) - Informação e documentação - Referências - Elaboração - 24 p.
Esta Norma especifica os elementos a serem incluídos em referências, Fixa a ordem dos elementos e estabelece convenções para transcrição e a apresentação da informação originada dos documentos e/ou outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

NBR 6028:03 (NB 88) - Informação e documentação Resumo - Apresentação - 2 p.
Esta norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

NBR 6025:2002 (NB 73) - Informação e documentação - Revisão de originais e provas - 6 p.
Estabelece os sinais e símbolos a serem usados na revisão de originais e de provas. Estabelece também as convenções para os procedimentos de correção e marcação de emendas em originais e provas.
Esta Norma cancela e substitui a NBR 6031:1980

NBR 6027:2003 (NB 85) – Informação e documentação – Sumário - Apresentação - 2 p.
Esta Norma estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes.

NBR 12225:2004 (NB 765) – Informação e documentação - Lombada - Apresentação - 3 p.
Esta Norma tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes.
Esta Norma aplica-se, no que couber, a lombadas de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som, etc.

NBR 14724:2002 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação – 6 p.
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Topo

DE OUTROS ASSUNTOS

NBR 9578:1986 (TB 238) - Arquivos - 4 p. Define os termos empregados em arquivos em geral.

NBR 8332:1983 (NB 821) - Amostragem de Livros para Ensaio - 2 p.
Fixa as condições exigíveis para retirada de amostras representativas de livros para ensaios.

NBR 10519:1988 (NB 925) - Critérios de Avaliação de Documentos de Arquivo - 5 p.
Fixa as condições exigíveis para a racionalização dos arquivos brasileiros, públicos e privados, estabelecendo preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação.

NBR 12676:1992 (NB 1419) - Método para Análise de Documentos - Determinação de Seus Assuntos e Seleção de Termos de Indexação - 4 p.
Fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. Destina-se aos estágios preliminares da indexação, não tratando de práticas de qualquer sistema de indexação, pré ou pós-coordenado. É dirigida aos sistemas de indexação nos quais os assuntos dos documentos são expressos de forma resumida, e os conceitos são registrados através dos termos de uma linguagem de indexação. Aplica-se especialmente a serviços de indexação independentes e a serviços de indexação em rede.

NB 102:1961 - Transliteração de Caracteres Cirílicos - 4 p.
Fixa as condições exigíveis para transliteração de caracteres cirílicos.

TB 49:1967 - Terminologia de Documentos Técnico-Científicos - 12 p.
Define os termos de documentos de administração, científicos, didáticos, publicitários, provisórios, de referenciação, de reuniões e genéricos.

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam
Presidente da Índia - 09/set/2003

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

FERNANDO HADDAD
Ministro de Estado da Educação

Welcome to ProcessLibrary.com
The unique and indispensable process listing database

Uniblue's free and comprehensive online library of processes is for everyone who needs to know the exact nature and purpose of every process that should, and should not, be running on their PC.
More Information More info

05/05/2009

DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS



Mundo atual no combate as doenças.

Contra gripe suína, EUA recomendam lavar as mãos e usar máscara

da Folha Online

"Lave as mãos." Essa é o principal conselho do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para prevenir a infecção pelo vírus da gripe suína, que matou 22 pessoas no México e fez pessoas doentes nos Estados Unidos e Canadá. Este foi um alerta da Folhaonline dia 26/04/2009.

Principal via de transmissão de microrganismos e, portanto, de doenças, as mãos devem ser constantemente limpas. A dica é uma obrigação não só para os profissionais de saúde, mas também para todos.Este simples procedimento de higiene, começou com A PARTICIPAÇÃO DE FLORENCE NIGHTINGALE NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES

O Visual Thesaurus é um super dicionário inglês-inglês que engloba mais de 145 mil palavras da língua inglesa com mais de 115 mil significados, mas a sua maior força está na apresentação do conteúdo e na interatividade que ela proporciona.

A melhor maneira de ver tudo que esse dicionário oferece é ir lá e usar: acesse a página, insira uma palavra lá em cima, clique em LOOK IT UP e veja o que aparece.

Aqui eu procurei a palavra toy. Cada “bolinha” ao redor de toy representa um significado diferente - as verdes são verbos e as vermelhas são substantivos (dependendo do caso, aparecem também advérbios - em lilás - e adjetivos, em laranja). Para ler o significado e um exemplo de uso, é só passar o mouse sobre cada bolinha.

As linhas cheias que saem de cada significado levam a sinônimos, e as tracejadas levam a sugestões ou palavras relacionadas. Clicando diretamente em qualquer palavra ou expressão, a mesma passa a ser o centro do diagrama e você poderá ver ainda mais significados e exemplos.

Com o botão direito do mouse, clique em qualquer palavra para ter acesso a um menuzinho que oferece a pronúncia em áudio, adição a lista, busca por imagens e mais. O painel de resultados da busca apresenta também muitas outras opções para quem estiver interessado em organizar as buscas e expandir o vocabulário.

O Visual Thesaurus oferece alguns usos gratuitos como avaliação, e custa 2,95 dólares mensais para uso irrestrito (veja a página de assinaturas). Para saber mais sobre como funciona o dicionário, veja o manual online.

Escrito por Ana Luiza