Arquivos

Projeto que assegura a construção da memória social sobre AIDS, documentando e socializando informações e estratégias de recuperação, organização e transferência de informações.
Data Início 08/03/2001
Data Término 13/09/2008
Local Região Sudeste
Abrangência Nacional
Descrição do Projeto O projeto Referência Nacional sobre Documentação da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS assegura a construção da memória social sobre a epidemia, documentando e socializando cada vez mais as informações e estratégias de recuperação, organização e transferência de informações. Considerando que a informação é a matéria prima para o desenvolvimento das ciências, constituindo-se indispensável para o conhecimento da sociedade acerca da epidemia de AIDS e com a grande demanda de informações atualizadas por parte da sociedade, o CEDOC também se propõe a realizar capacitações para membros de ONGs que queiram organizar suas informações e documentos com base no manual Como Organizar um Centro de Documentação, desenvolvido em 2005 pela instituição.
Justificativa O Centro de Documentação e Recursos da ABIA iniciou suas atividades no início dos anos 90, com o objetivo de sempre oferecer o maior número possível de informações à sociedade. Em dezembro de 2002, a ABIA realizou o I Seminário Organização de Centros de Documentação - A importância da preservação do conhecimento em HIV/AIDS, com a finalidade de analisar a importância da construção e preservação da memória social dentro de instituições e repassar noções de organização e administração de um centro de documentação. Anteriormente, no mês de outubro, fizemos um levantamento entre os cadastrados na mala eletrônica da ABIA, para sabermos da necessidade de trabalharmos tal assunto. Obtivemos respostas de 43 ONGs, constatando que todos tinham interesse em participar de uma capacitação nessa área. Objetivando a valorização de diferentes perspectivas de serviços, instituições de pesquisas e movimentos sociais de diversos setores, foram convidados profissionais de diversas instituições, como Nova Pesquisa Assessoria em Educação (RJ), Fundação Oswaldo Cruz, Museu do Índio (RJ), GAPA (RS), Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (SP), Centro Nacional de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS (Cuba), Pólis (SP), CEAP (RJ), CEMINA/PAGU (RJ) e BEMFAM (RJ), para participarem como expositores de temas referentes ao planejamento e organização de um centro de documentação. Para esse evento, foi disponibilizada uma versão preliminar da tradução e adaptação do Manual Centro de Documentação – como organizar e administrar um centro de documentação (produzido pela Healthlink Worldwide), a fim de testar a validação das atividades propostas pelo material para a realidade brasileira.
Continua...

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário